Aluno Regular - Procedimentos

 

Primeiros Passos

Acesso ao Janus, Cartão USP, E-mail, BUSP, HU: https://pos.fflch.usp.br/aluno-regular-primeiros-passos.

Sites úteis

Período de Matrícula

Atenção para não perder o período de matrícula no sistema Janus - https://uspdigital.usp.br/janus.

Pré-matrícula do aluno: período para os alunos efetuarem suas pré-matrículas em disciplinas ou sua matrícula de acompanhamento, sendo a matrícula de acompanhamento obrigatória para o aluno que não se matricular em nenhuma disciplina. Toda ação confirmada pelo aluno, no sistema Janus, gera um e-mail a si próprio como comprovante da ação executada.

Aproveitamento de créditos 

Pedidos de aproveitamento de créditos de disciplinas cursadas agora são feitos pelo aluno no sistema Janus, é importante anexar o comprovante com as informações da disciplina. O pedido é encaminhado para a secretaria e precisa passar pela aprovação da CCP - Comissão Organizadora do Programa, após a aprovação o crédito é cadastrado no Janus.

É possível solicitar aproveitamento de disciplinas cursadas como aluno especial nos últimos 36 meses anteriores à matrícula regular. O prazo para depósito final não é alterado com o pedido de aproveitamento de créditos.

A Pró-Reitoria implementou para todos os alunos o menu Requerimentos no sistema Janus, os alunos podem realizar suas solicitações, de acordo com as seguintes opções:

1. Aproveitamento de créditos em disciplina cursada fora da USP
2. Aproveitamento de créditos em disciplina cursada na USP
3. Atribuição de créditos especiais
ou realizar outros tipos de solicitações

Para solicitar o aproveitamento de créditos de disciplinas cursadas na USP:
- Entrar no sistema Janus
- Clicar no menu em Requerimentos
- Selecionar o tipo de Requerimento
- Informar o Código da disciplina, por exemplo FLO5108
- Informar o Título da disciplina e justificar a solicitação
- A aprovação do aproveitamento de crédito está sujeita ao parecer do orientador e da CCP, são aprovados créditos de disciplinas preferencialmente relacionadas com a pesquisa do aluno ou que contribuam de alguma forma com a pesquisa.

Breve vídeo com a apresentação do sistema está disponível no seguinte link: https://youtu.be/nb9-q9zcjh8

No menu Declarações, no sistema Janus,  os(as) estudantes podem emitir diretamente os seguintes documentos com autenticação eletrônica:

1. Declaração de Matrícula
2. Atestado de Conclusão de Disciplinas
3. Atestado de Matrícula com Disciplinas
4. Ficha do Aluno.

Inscrição no Exame de Qualificação

Procedimentos para Inscrição no Exame de Qualificação

Todo aluno pode consultar o prazo para inscrição do Exame de Qualificação na Ficha do Aluno no Janus, assim como o prazo limite para depósito. 

Quem faz o pedido de inscrição do exame de qualificação é o Orientador, que vai enviar um e-mail para dlopos@usp.br com o nome do aluno e a composição da banca examinadora, o pedido deve ser feito preferencialmente com a antecedência mínima de 15 dias do vencimento do prazo.

PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino 

Para mais informações, clique aqui
Em caso de dúvidas entrar em contato com Juliana Oliveira:
Telefones - (11) 3091-4626/3091-4623
E-mail - pae.fflch@usp.br
Procedimentos para quem foi aprovado no PAE:
https://pos.fflch.usp.br/sites/pos.fflch.usp.br/files/Pr%C3%B3ximos%20passos%20PAE.pdf

Depósito, Defesa e Trabalho final

Procedimentos para Depósito das Teses e Dissertações: https://pos.fflch.usp.br/procedimentos-para-deposito-das-teses-e-dissertacoes-novo.

Todos os trâmites sobre Depósito e Defesa são resolvidos diretamente com o Serviço de Pós da FFLCH, em caso de dúvidas entrar em contato com Daiane pelo e-mail defesaspos.fflch@usp.br.

Decisão da CPG sobre Exemplar Impresso.

Agendamento das Defesas: https://pos.fflch.usp.br/agendamento-das-defesas-de-mestrado-e-doutorado.

Res. CoPGr 7623 - Procedimentos para Defesa.

Ficha CAPES + Aquivo em PDF da Dissertação/Tese - após defesa final e aprovação, preencher a Ficha CAPES e encaminhar junto com o arquivo em PDF da dissertação para dlopos@usp.br.

Prorrogação e Trancamento

Prorrogação de Prazo e Trancamento de Matrícula, procedimentos e documentos exigidos: https://pos.fflch.usp.br/regular-prorrogacao-de-prazo-e-trancamento-de-matricula.

Prorrogação de Prazo na Pandemia - Res. CoPGr 8082 - Encaminhar o formulário com justificativa anexa e a manifestação do orientador para aprovação da CCP e CPG, enviar para dlopos@usp.br.

Egressos

Para solicitar qualquer documento referente à Pós-Graduação, todos os alunos egressos devem entrar em contato com Serviço de Pós-Graduação da FFLCH, consultar o site https://pos.fflch.usp.br/ para ver as informações.