Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação visa à formação de especialistas em Língua, Literatura e Cultura Japonesa que possam atuar na docência em nível superior, bem como dedicar-se a pesquisas eminentemente científicas inseridas no contexto de nossa realidade cultural. São realizados estudos japoneses nas áreas de conhecimento de Letras, Linguística, Artes, Antropologia, Direito, História, Economia e Relações Internacionais. As disciplinas são ministradas no período diurno. O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Apresentação dos orientadores e coorientadores

Apresentação dos orientandos 

Histórico

A criação do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (Mestrado) do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo foi uma decorrência natural da consolidação do Curso de Graduação em Língua e Literatura Japonesa, o primeiro no país, implantado em 1963. Aprovado em 1995, o Programa de Pós-Graduação iniciou suas atividades em 1996, visando à formação de especialistas em Língua, Literatura e Cultura Japonesa que possam atuar na docência em nível superior, bem como dedicar-se a pesquisas eminentemente científicas inseridas no contexto de nossa realidade cultural.

O quadro permanente, por ocasião do estabelecimento, era constituído pelos docentes do Curso de Graduação e primeiros Professores Doutores na área de Japonês no Brasil: Geny Wakisaka (Literatura Japonesa), Lídia Masumi Fukasawa (Língua e Lingüística Japonesa), Sakae Murakami Giroux (Cultura Japonesa/Teatro Japonês), Tae Suzuki (Língua e Lingüística Japonesa) e Teiiti Suzuki (Arte Japonesa) e por docentes convidados de outros departamentos: Prof. Dr. Masato Ninomiya (Cultura Japonesa/Direito Internacional e Política Japonesa) da Faculdade de Direito, o Prof. Associado Ricardo Mário Gonçalves (Religião e Pensamento Japonês) e o Prof. Titular Shozo Motoyama (Cultura Japonesa/História da Ciência e Tecnologia Japonesa) do Departamento de História.

Contando com poucos especialistas na área, o Programa, desde a sua implantação, conta também com a vinda de professores visitantes de renomadas universidades japonesas, através de Programas de Professores Visitantes da Fundação Japão e mais recentemente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP. As principais atividades dos professores visitantes são: realizar intercâmbio acadêmico, ministrar cursos de Pós-Graduação, proferir palestras e conferências.

+